terça-feira, abril 07, 2009

VOCÊ SABE O QUE É STOP MOTION!

Pra quem não conhece ou pra quem gosta de stop motion, acho que esse é um ótimo prato. (A técnica teve início com o canadense Norman McLaren /Neighbours - de 1952 / vídeo fantástico que fala do conflito entre dois vizinhos. Grande estudioso e desenvolvedor dessa técnica). Este vídeo aqui também é otimo e dispensa comentários, vai ser impossível não sentir o incomodo que um trabalho paciente e cuidadoso, bem planejado e de muitas horas e até mesmo dias de gravação, consegue causar. Esse é de Oren Lavie. (Robson Lopes)

sexta-feira, abril 03, 2009

A HISTÓRIA DAS COISAS

A poluição é geralmente conseqüência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades. Outro grande problema é o esgotamento dos recursos naturais, para os quais há uma demanda crescente. O consumo consciente é sempre a melhor opçao. Assista esse vídeo, veja como o ciclo realmente fuciona no mundo globalizado e capitalista.
(Robson Lopes)
GRAMSCI NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO!
Por ser um homem que pensava em termos de relações, seu entendimento sobre as formações sociais era global. Escrevendo sobre o fordismo, reconhece explicitamente que a homogeneidade, a padronização e as economias e empresas de escala são símbolos "inseparáveis de um modo específico de viver, de pensar e de sentir a vida"(Gramsci), e não apenas da esfera econômica. Esta visão de mundo refletia em sua prática política, e como Deputado e Secretário do Partido Comunista Italiano sempre pregou a busca dos elementos revolucionários e inovadores. Sua compreensão ampla das coisas e sua luta contra o que ele chamava de "monótona repetição dos velhos e gastos chavões teórico-políticos", nunca foram entendidas pela ala mesquinha e sectária do Partido.
(Holgonsi Soares)

quarta-feira, março 25, 2009

O PODER QUE ESTE TUBO TEM SOBRE NÓS.


"A idéia de trabalhar com imagens está ligada a história da civilização. Já nos tempos primitivos, o homem deixava
suas impressões em forma de desenhos para que gerações posteriores pudessem aprender ou os reverenciar.
Ainda hoje, é através deles que conseguimos criar teorias sobre como era a vida naquela época. Claro que as
civilizações primitivas trabalhavam em seus desenhos, representando uma realidade que incluía muita emoção,
como por exemplo: caçadas a animais gigantes como forma de representar a bravura do próprio. Com o
desenvolvimento das técnicas, a pintura passou a reproduzir quase em tom fiel as imagens de sua época, mas não
perdeu a dose de emoção; como, fazer com que os reis fossem mais majestosos do que eram, assim como
rainhas, princesas e mulheres serem mais bonitas.
Mas existe algo que vai muito alem disso." (Ivo Maioli)

sexta-feira, março 20, 2009

A PESQUISA NA CONSTRUCÃO DESTE COMERCIAL É UMA VIAGEM HISTÓRICA!!!



NESTE comercial podemos perceber como foi importante a longa pesquisa a respeito de momentos históricos, momentos da cultura, os objetos característicos de cada período. Vê-los surgindo na tela nos remete logo de pronto a essa viagem no túnel do tempo. Muito Bom!!!
(Robson Lopes)
MEU CURTA 'TRIÂNGULO'. É COMO 'VALISERE':
O PRIMEIRO A GENTE NUNCA ESQUECE!/

Com Mario Hermeto e Julia Limaverde (2004). Algumas Mostras e Festivais que participou:
- 9º FAM MERCOSUL - Internacional Florianópolis Mercosul - SC
- 7º Belo Horizonte Internacional Short Film Festival - MG
- Festival de Cinema de Pernambuco - PE
- Mostra do Filme Livre 2005- Centro Cultural Banco do Brasil - RJ
- 8º UNISANTA - 2005 - SC
- XXXII Jornada Internacional de Cinema da Bahia - BA
- TVE - CURTA BRASIL (Ivana Bentes) - BR
- Mostra Udigrundi Mundial de Animação - BH
- 17º Festival internacional de Curtas-metragens de São Paulo
- TV Alerj - Canal 12NET - RJ
- Sexta-Livre - Curta o Curta - Ateliê da Imagem- Urca
- Cine Bardot - Cabo Frio - RJ
- Parque Lage - Jardim Botânico - RJ
- TV BRASIL
- Curta no Almoço - Caixa Economica Federal - RJ
O PODER DO DISCURSO E A COMUNICAÇÃO DE MASSA. NÃO ACREDITE CEGAMENTE, É PERIGOSO!



Não dá para falar de comunicação de massa sem falar também em cultura de massa, sociedade de massa e indústria cultural. Podemos dizer que a comunicação de massa é uma característica fundamental da sociedade de massa. Ela surgiu no séc. XIX, com o jornal diário, mas se consolidou no séc. XX com o rádio, o cinema e o meio de comunicação de massa por excelência, a TV.
A comunicação de massa é a comunicação feita de forma industrial, ou seja, em série para atingir um grande número de indivíduos, a sociedade de massa. Numa visão apocalíptica, ela é uma conversão da cultura em mercadoria, utilizada pelas classes dominantes de forma vertical para homogeneizar as massas. Para definir esta conversão, os frankfurtianos Adorno e Horkheimer criaram o termo Indústria Cultural, citado pela primeira vez em Dialética do Iluminismo.
Hitler e Mussolini conheciam bem e comprovaram o poder homogeinizador da comunicação de massa, utilizando o rádio e o cinema para difundir suas ideologias políticas e mobilizar as massas. Mas existe uma diferença, embora pequena, entre a industria cultural produzida pelo Estado e a difundida pelas empresas, indústria e comércio, como acontece no modelo norte-americano. No primeiro modelo fica claro o totalitarismo político, porém a sociedade de massa, apesar de não parecer também é uma sociedade totalitária e muito mais perigosa, pois os dominados não têm consciência de que assim o são e não percebem até onde vai essa dominação. Como bem disse Adorno: "O consumidor não é rei, como a indústria cultural gostaria de fazer crer, ele não é o sujeito dessa indústria, mas seu objeto."" Esta disfunção fica clara na comunicação de massa.
Alguns teóricos afirmam que a comunicação de massa não é uma verdadeira comunicação, pois a comunicação é uma via de dois sentidos e a comunicação de massa ocorre num único sentido. Mesmo assim, a comunicação de massa é um fenômeno praticamente mundial, o que proporciona um mundo "unido pela comunicação" ou o surgimento da Aldeia Global. Segundo McLuhan, "as culturas de massa criadas pelos modernos meios eletrônicos (sobretudo a televisão), e sua linguagem própria, baseada na imagem, significava o surgimento de uma nova cultura popular que ia permitir a comunicação entre os habitantes da aldeia global em um mundo comprimido pelas redes eletrônicas de informação, de onde deduzimos que não há a preocupação com o que se informa, a estes meios basta, tão somente comunicar". (Nathalia Younes)
COMERCIAL PARA A FOLHA DE SÃO PAULO, DE 1988!


Em meados de 1986 Washington Olivetto saia da DPZ para se associar aos suiços na W-GGK. Convidava para assumir a criação da nova agência Nizan Guanaes, Camila Franco e Gabriel Zellmeister, talentosos criadores que viviam o seu melhor momento profissional. Foi nesse contexto de novidades e muito mimo da mídia especializada que a agência criou um dos melhores comerciais brasileiros de todos os tempos: “Hitler” para o jornal Folha de São Paulo, veiculado em 1988. A criação foi do Nizan Guanaes, que se debruçou sobre todo tipo de literatura em torno do III Reich para construir um belo discurso que faz o contraponto entre a verdade e a mentira, sustentada a partir de meias verdades.

Olivetto empolgou-se com o roteiro que previa originalmente uma mão invisível riscando os traços numa tela de vidro, mas Zellmeister achava que faltava alguma coisa, opinião referendada por Andrés Bukowinski da produtora ABA filmes que propós substituir a mão invisível pelo recurso de uma cãmera fechada sobre um ponto negro, desvendando aos poucos uma retícula, ou seja o pontilhado de que se compõe a foto de um jornal. Houve discordância inicial de Nizan e precissou Olivetto intervir para decidir em nome do grupo a favor da técnica proposta por Bukowinski. Avaliado o resultado final todos concordaram que foi a opção certa. O filme conquistou o Grand-Prix do Prêmio Profissionais do Ano da rede Globo, Ouro no Anuário do Clube de Criação de São Paulo, Leão de Ouro no Festival de Cannes. dentre outros prêmios.
Mas o seu maior reconhecimento veio com a escolha, por Bernice Kenner, para figurar no rolo do 100 melhores comerciais do mundo; apenas dois filmes brasileiros selecionados. (Texto: Nelson Cadena)
A COMUNICAÇÃO E A ARTE DE ELOGIAR AS MULHERES.


Elogiar uma mulher pode não ser uma coisa tão simples como se parece à primeira vista. Neste vídeo, Nelson Freitas dá umas dicas, com muito bom humor, de como as variantes regionais são fatores determinantes. Ignorar essas diferencas regionais e, até mesmo internacionais, pode frustrar a intenção!
(Robson Lopes)
QUAL A VANTAGEM DE SER GAGO?

Pode haver alguma vantagem em ser gago? Neste caso o sujeito fez muito bom proveito da sua 'fraqueza'. Esté transformou esse 'ponto fraco' em força. Quantas personalidades, doutores, filósofos, artistas, boêmios, enfim, gente de todo tipo, gostaria de ser gago nessa hora pra estar vivendo os seus 'quinze minutos de fama', como diria o nosso Andy Warhool? (os BBB's que o digam)! Bem, então, seja qual for o seu problema, faça bom uso dele, quem sabe ele pode até, em lugar de fechar portas e oportunidades, abrir caminho na sua vida? Acho que basta um olhar diferente, um problema muitas vezes leva a um novo caminho de superação!(Robson Lopes)

quarta-feira, março 18, 2009

KINO-GLAS/CINE-OLHO, CÂMERA OLHO E TV OLHO.
Não tem jeito, não adianta negar. A tv é o nosso olho. Ela é o nosso olhar emprestado, outorgado, cedido, roubado, disfarçado, secreto, desejoso, frio, escândaloso, erótico, banal, sonhador e muitos outros olhares. Está lá no canal que assistimos, por livre e espontânea vontade e também por por livre e espontânea capacidade da pagar uma tv por assinatura (cara pros níveis do nosso "Pobre Brasil") E por falar nisso, que tal se as operadores de TV's por assinatura decidissem deixar cair a ficha e baixar os seus preços? O que tem de GATO-Net se espalhando por ai, nao ta na conta (literalmente). E, como sempre, tem gente ganhando muito dinheiro com isso. A grande sacada das operadores seria baixar os preços e aumentar o numero de assinantes. Algo semelhante acontece com os DVD's piratas, CD's... Não da pra acreditar que não percebam isso!
TV, olhai por nós. Julgues e dainos a informação mastigada, pensada e digerida. Não permita que levantemos sequer pra ir ao banheiro ou pra pegar um danone geladinho na nossa consul. Mas tenha piedade e não se equeças que no dia seguinte, bem cedinho, muitos de nós terá de pegar no batente, enquanto outros se manterão vivos e ligados em você. Livrai-nos do vício da novela das oito pra que tenhamos mais horas livres com a família. Amém!
(Robson Lopes)